quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Texto dissertativo comentado(FUVEST)

 Pelo professor Fabio Cruz

Na última postagem falei sobre os textos publicados pela FUVEST. Nessa postagem, resolvi comentar um texto que me chamou a atençãopepla qualidade de idéias e sua organização. Nessa postagem, vou analisar somente a introdução; nas próximas, veremos as outras etapas constituintes do texto.
O tema da situação foi do vestibular 2010:

Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.
No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens.
Dentre as possibilidades de construção de imagens enumeradas acima, em negrito, escolha apenas uma, como tema de seu texto, e redija uma dissertação em prosa, lançando mão de argumentos e informações que deem consistência a seu ponto de vista.

Vejamos a introdução do texto a ser analisado.





A contextualização, apesar de feita com uma única frase, cumpre sua função, principalmente quando estabelece um elo direto e concreto com o tema proposto. A constatação da ideia de que "Não há limites para o imaginário humano" aliada ao fato de que " o homem é capaz de criar representações da realidade", seja para sua recreação ou para uma necessidade intima, além de amarrar muito bem a proposta temática ao texto produzido, expressam de forma profunda e muito bem relfetida a opoinião do autor. Isso já elimina qualquer possibilidade de fuga ou de má interpretação por parte do corretor ao ler e avaliar o texto.
A tese também é primorosa. Ao retomar a coesão da idéia de "imaginário" mencionada na contextualização, o autor, através do vocábulo "imagens" mais uma vez mantem suas ideias em completa consonância com o tema proposto; além disso sua afirmação é catergórica  quando expressa que "as imagens exercem um papel fundamental na alma humana". E como complemento da sua opinião, o autor declara que estas imagens "podem determinar a sobrevivência de um indivíduo", o que abre uma perspectiva de argumentação e desenvolvimento muito ampla.
No final das contas é uma excelente introdução dentro dos moldes e princípios do texto dissertativo argumentativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário