sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dissertação: prova comentada da FUVEST

Olá, pessoal. Dando seguimento ao comentários da prova proposta da FUVEST 2010, vamos ao desenvolvimento:
Por Fabio Cruz


Um ponto extremamente positivo nesses dois parágrafos de desenvolvimento são os tópicos frasais que, além de claros e concisos, mantém foco direto na proposta ao evocarem as expressões "imagem positiva" ( no primeiro parágrafo) e "imagina" (no segundo); claro que não são só as palavras as responsavéis pela unidade textual e permanência do foco temático, mas as suas aplicações demonstram toda a consciência e percepção do autor em manter a coesão textual, em manter a concatenação das ideias ao longo do texto.
Os parágrafos também são muito positivos e muito bem sucedidos pelo fato de, ao final destes, trazerem a discussão para o plano real, mesmo quando partem de situações fictícias (os filmes). Ao fazermos uma referência de uma obra de ficção, seja livro ou filme, temos que lembrar que a discussão não pode se encerrar neste, já que as propostas de discussões sobre os textos dissertativos, são propostas de análise da realidade, seja esta uma problemática ou não.
Também é bom ressaltar o bom senso na paragrafação; ambos os parágrafos se iniciam com o conceito de tópico frasal e são seguidos de frases secundárias (frases declarativas) muito bem estruturadas e com abordagens pertinentes.
Temos sempre que lembrar que o conceito de texto dissertativo não é só teórico ou organizacional (introdução, desenvolvimento e conclusão); ele vai além, passando pelo princípio da paragrafação, da relevância das ideias abordadas e elaboração de frases declarativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário