quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O processo de produção



Pensar, ler e escrever

 Muitas pessoas vêm o processo da escrita como uma vocação, como um dom. Realmente há pessoas que tem um grande domínio da palavra, de um gênero textual específico, da retórica, da estilística. Mas quando falamos da produção textual em si, do texto técnico, isso é algo acessível a qualquer pessoa. Produzir um texto requer conhecimento: conhecimento de estruturas, de vocabulário, de fatos, de opiniões. Mas, além disso, é necessário saber que outros mecanismos organizacionais e factuais sustentam e dão qualidade e concretude a uma redação. Estamos falando de competências que podem ser desenvolvidas por todo e qualquer cidadão: pensar e ler. Essas são competências que podem definir um bom texto.
Alguns diriam que pensar todo mundo pensa. Isso é fato. Mas estamos falando de um pensar específico; em direcionar sua energia racional para um foco.  Quando se tem um tema a ser desenvolvido em uma redação, por exemplo, é primordial planejar o texto primeiramente, pois, ao longo do processo, surgirão muitas idéias desorganizadas inicialmente que, depois, devem ser hierarquizadas e assim o produto final escrito será compreensivo”. Planejar é pensar de forma racional o que fazer e como fazer. Para se ter uma boa produção textual, esse talvez seja o primeiro e mais importante dos mandamentos.
Paralela e na mesma proporção da primeira competência - e está que vamos expor deve estar no mesmo patamar de qualidade da anterior - está a leitura. É a leitura que trará o arcabouço de conhecimento (de mundo e lingüístico) que tornará o bom texto possível. “Pela leitura o indivíduo ganha experiências, observa como um escritor tratou habilmente uma situação difícil, como usou as palavras e as expressões, como descreveu algo, como opinou, como argumentou, como gerou expectativa, como arrancou emoções. Quem lê se informa do mundo e adquire experiências”. São essas experiências que, aliadas ao pensar, ao planejar, vão sintetizar uma redação com ideias concretas, de qualidade e bem articuladas.
Portanto, a partir de agora, além de estar atento a todas as diretrizes organizacionais e estruturais de uma boa redação, lembre-se que pensar e ler podem ser o diferencial quando você for produzir o próximo texto.
Fabio Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário