domingo, 14 de dezembro de 2008

Desenvolvimentos de parágrafos

Por: Fábio Cruz

Vamos estudar aqui mais algumas possibilidades de desenvolvimentos de parágrafos. Fique atento, essas dicas podem ajudar muito você na hora da redação, além de dar diversificação e riqueza às sua produções textuais.

1- Desenvolvimento por definição – use definição toda vez que você precisar explicar ao seu leitor o significado dos conceitos empregados em seu trabalho.

Ex: Um das disciplinas fundamentais na grade curricular do ensino médio é a Sociologia. Esta é a ciência que estuda as formas de convivência humana, tais como: contatos sociais, distância social, isolamento, individualização, cooperação, competição, controle, divisão do trabalho e integração social.

2- Desenvolvimento por alusão histórica – use quando houver uma informação histórica relevante que deva ser abordada. Atenção: a informação histórica trazida ao texto deve que estar de acordo com a temática proposta.

Ex: No século Vi antes de Cristo, os enfermos que chegavam ao templo do deus grego Eucalipius eram submetidos a um processo de incubação. Depois de passar por uma série de rituais de purificação, o doente ficava dormindo dentro do templo até que tivesse um sonho significativo. O sonho poderia indicar o melhor processo de cura. Está é a primeira notícia que se tem do uso do sonho como forma terapêutica institucionalizada.

3- Desenvolvimento por interrogação – é uma boa estratégia de redação, já que você pode prender a atenção do leitor através de uma pergunta pertinente e instigadora. Porém, lembre-se, se fizer uma pergunta, você tem a obrigação de respondê-la, e de preferência no mesmo parágrafo.

Ex: Sombrios? Ameaçadores? Repressões mascaradas? Para Jung nossos sonhos são fenômenos principalmente informativos. Numa linguagem simbólica, própria do inconsciente, eles diariamente nos informam sobre nosso estado interior e mesmo nosso estado físico.

4- Desenvolvimento por comparação ou contraste – traga comparações ou contrastes que sejam relevantes ao seu texto. Bem trabalhadas essas idéias demonstram criatividade, informação e poder crítico. Obs: procure fazer comparações ou contrastes com idéias pertencentes a uma mesma classe. Isso facilita sua organização de idéias. Do contrario seu labor será bem maior. Imagine por exemplo comparar um maestro e uma melancia! Difícil, não?

Ex: A principal diferença entre escrever e falar é o tempo que se pode dispor para fazer uma coisa e outra. Não é de estranhar, portanto que essas atividades exijam habilidades diferentes e cheguem a produtos diferentes. Fala bem quem consegue organizar o maior numero de idéias no exato momento da fala. Escreve bem quem é capaz de registrar com precisão, clareza e organização, as idéias que pretende transmitir ao seu leitor, não importando o tempo que leve para fazer isso.

5- Desenvolvimento por causa e efeito – este tipo de desenvolvimento pode explicar seu o tópico frasal, ou apresentar as causas que ocasionaram determinada situação, ou que levaram a que determinada afirmação fosse feita.

Ex: A pratica da redação é muito importante para a formação profissional. Não é somente pela necessidade de redigir, cartas, relatórios e, eventuais artigos que o profissional tenha de escrever. A pratica da redação é fundamental porque é um excelente treinamento para a organização do raciocínio e para o desenvolvimento da capacidade e se expressar.

6- Desenvolvimento por exemplos – além de conferir um leitura interessante para o leitor, esse tipo de parágrafo tem a propriedade de tornar clara e concreta a idéia que se quer expressar. Mas tenha cuidado, pense bem no exemplo a ser redigido ele tem que ser relevante e de acordo com o contexto trabalhado.

Ex: Há muito tempo vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Acredita-se que esses simpáticos mamíferos, pensam mais rápido que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma linguagem humana.

Obs: se você for trabalhar com exemplos seqüenciais não há problema em se trabalhar com mais de um. No caso de exemplo seguido de explicação, é conveniente que não se explore mais de um por parágrafo.

7- Desenvolvimento por narração – é uma estratégia interessante, pois mostra a habilidade do redator de transitar por tipologias textuais diferentes sem, no entanto, se perder nelas. Mas, cuidado, ao narrar você não deve perder o foco da sua tipologia textual principal (dissertação no caso do vestibular). Procure ser breve, não ser muito detalhista e ser imparcial na sua “narrativa”. Ela deve ser somente uma estratégia para desenvolver uma idéia: curta e rápida

Ex: O primeiro contato dos portugueses com os índios foi pacífico. Ao desembarcarem, os portugueses repletos de objetos como espelhos, pentes, jóias, anéis, e outras bugigangas mais, conseguiram despertar o interesse e a atenção dos nativos. Após algumas tentativas de dialogo, e muitos presentes recebidos, os primeiros habitantes das terras brasileiras resolveram-se pro acolher os viajantes de terra distantes.

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