domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Dissertativo-argumentativo

Por: Fabio Cruz da Silva

 O que é dissertar?


I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside;
II. Defender princípios, tomando decisões;
III. Analisar objetivamente um assunto através da seqüência lógica de idéias;
IV. Apresentar opiniões sobre um determinado assunto;
V. Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas.



Estrutura:



Introdução: consiste na proposição do tema; é uma apresentação do assunto a ser discutido e da opinião do autor em relação ao mesmo (tese); a introdução deve ser constituída de contextualização 9abordagem do assunto/tema sem abordagem opinativa) e tese (opinião inicial);
Desenvolvimento: consiste no desdobramento da matéria, isto é, discutir e avaliar as idéias em torno do assunto permitindo uma conclusão; neste você desenvoverá argumentos que reforcem e justifiquem a tese;
Conclusão: pode ser feita por uma síntese das idéias discutidas no desenvolvimento ou por meio de uma sugestão que resolva o problema discutido; é o resultado final o objetivo do autor por trás do da sua discussão/argumentação.


Veja um exemplo de Texto dissertativo-argumentativo divulgado pela FUVEST como um dos melhores produzidosno vestibular 2011.. Observe sua lógica e organização e fique atento à disposição dos tópicos frasais.




Sem limites

Não há limites para o imaginário humano. Mesmo em condições adversas, o homem é capaz de criar representações da realidade, seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja pras sair da rotina monótona  do cotidiano ou fugir de uma realidade hostil à vida. Essas imagens exercem um importante papel na alma humana e vão muito além da conotação recreativa, elas formam a esperança e, em alguns casos, podem determinar a sobrevivência do indivíduo.
No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial, um homem, prisioneiro em um campo de concentração, tece uma gama de imagens positivas e divertidas pás que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira. Nesse caso, a fiug da realidade por meio da inventividade humana, significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência, pois o garoto resiste até o fim para que possa receber sua recompensa.
No filme “O naufrago”, o personagem interpretado por Tom Hanks imagina uma bola falante dotada de pensamento, a qual foi dada o nome de Wilson. Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura e ao suicídio até ser resgatado. Ambos os exemplos dados são substituições da realidade por imagens, visando o “eu”, assim como ocorre na sociedade atual, em que o individuo cresce, a competição acirra-se e cria-se uma realidade hostil; a fuga torna-se uma questão de sobrevivência.
Luther King, ao proferir a frase “I have a dream”, referia-se à imagem criada por ele de um mundo melhor, em que o convívio entre brancos e negos fosse pacífico. A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid, ataques de organizações como a ku klux klan, numa espécie de caça à bruxas. Após King, muito da intolerância diminuiu. A imagem criada por um homem salvou o coletivo.
Dessa forma, nem somente para fugir da realidade servem as imagens. Elas exercem papel fundamental na transformação do mundo, o qual de hostil pode tornar-se melhor, como o conseguido por King.


Obs: Se você precisar de orientações expecíficas ou de correções de texto on-line, entre em contato com prof. Fabio Cruz pelo face ou pelo twiter. 
 

114 comentários:

  1. Gostei muito do texto ainda mais se foi escrito pelo meu maninho.....
    Abraço meu velho....

    ResponderExcluir
  2. Salve ,salve mi ajudo pra .....##$$ isso foi Maraaaa!!!!hauhauhauhauhau

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei muito o texto mais gostaria que fosse mais pequeno.kkk

      Excluir
  4. mané ma ajudou... mais coloca as caracteristica de um texto dissertativo-argumentativo, e tais..
    abrass

    ResponderExcluir
  5. obrigado vlw e muito me ajudou bastante.........

    ResponderExcluir
  6. otimo muito bom !!
    gostei pois ebtendi melhor o que é texto dissertativo argumentativo!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  7. Amei, muito útil este texto, aqui agente aprende a dissertar e argumentar...Desejo-lhe sucesso hj e sempre...
    Obrigada
    Um abraço
    Atenciosamente
    Selma

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeeei me ajudou ,muito, muito mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Esse assunto poderia cair no Enem 2009. Faria uma redação nota 100!

    ResponderExcluir
  10. Nossa cara vlw!!
    Eu vou fazer uma prova q vai envolver texto dissertativo-argumentativo semana q vem vlw mesmo!!

    ResponderExcluir
  11. me ajudou bastante aqui :D , obrigada ;*

    ResponderExcluir
  12. não me ajudou em porra nenhuma caralhos caralhos de site toma no cú heim!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. larissa vc dever ser um pessoa bem burra ao bastante ao nao entender o texto .
      procura a saber se informar mais,porque vc e muitoooo burra!!
      e toma vergonha na sua cara, se nao tiver entendido fica calada no seu canto nao escreve besteira no site nao..

      Excluir
  13. obg ... agora eool passo no enem !
    kkk

    ResponderExcluir
  14. vlw entendi uma ajunda para o trabalho de portugues!

    ResponderExcluir
  15. amei o texto me ajudou muito mesmo,obrigada!!!

    ResponderExcluir
  16. amei o texto,me ajudou muito mesmo,obrigada

    ResponderExcluir
  17. Um texto muito gostoso de ler, ótimo, me ajudou muito inclusive já tenho um assunto.

    ResponderExcluir
  18. ganhei cinco pontos em redação! lalalala!
    ashuashuashua

    \o/

    vlw

    ResponderExcluir
  19. vlw ajudou muito para minha prova !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. se não foce você eu não sberia o que fazer

    vlw!!!

    Prabéns
    MUITO BOM

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, isso deixou bem mais clara as ideias de como se produzir esse tipo de texto.

    ResponderExcluir
  22. Caraaca ! , maneeiro ai ! :X, me ajudou paka'z (:

    ResponderExcluir
  23. adorei ; me ajudou muito mesmo ! Bom agora já sei argumentar um texto ! beijo obrigada .

    ResponderExcluir
  24. obrigada mesmo tenho bastante dificuldade em fazer texto mas agora facilitou bastante

    ResponderExcluir
  25. nossa, bom texto exatamente oque eu precisava

    ResponderExcluir
  26. adorei. Espero que continue postandoideias criativas para professores de redação, especialmente eu que trabalho 60 horas semanais.
    Bjss

    ResponderExcluir
  27. achei muito legal, pois não só é uma forma que a pessoa ajuda muitos que vaõ chegar e que já estão chegando ao ensino médio,como também uma forma de mostrar que é capaz de fazer tudo isso.AMEI, FICOU PERFEITO.SKARLLETH

    ResponderExcluir
  28. muito bom o txt
    claro e objtv como tem que ser
    vlw.

    ResponderExcluir
  29. muito obrigada isso me ajudara muito o ENEM...

    ResponderExcluir
  30. Otimo, eu realmente precisava lembrar como escrever um texto desse tipo...
    Obrigada, pessoal!
    Sorte pra mim no enem....

    ResponderExcluir
  31. Muuito obrigadaa com certezaa irá me ajuudar muuito no ENEM rsrs vlw..
    beijoos Pan'Monari

    ResponderExcluir
  32. Cara muito bom mesmo, é a primeira vez que entro no site, e achei o ambiente muito gostoso ^^

    ResponderExcluir
  33. Muito Bom o Texto.. Me ajudou bastante....
    Ass. Edson LIma...Belém / PA

    ResponderExcluir
  34. valeu mesmo domingo vou mim dar muito bem no enem

    ResponderExcluir
  35. valew aee ow! vc me ajudo mt hehe *-*

    ResponderExcluir
  36. valeu cara!, agora to preparado p a prova do enem 2011.

    ResponderExcluir
  37. valeu cara! agora to preparado p o enem 2011.

    ResponderExcluir
  38. Mais que apresentar conceitos, um bom exemplo é essencial. Valeu!

    ResponderExcluir
  39. Bem legal, o exemplo com certeza ajudou muito.

    ResponderExcluir
  40. Adorei o site e me ajudou muito no trabalho de Portugues....
    Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Adorei! Obrigada pelas contribuições.

    ResponderExcluir
  42. uhhhhuuuuuuuuuuuuuuuuu
    tirei 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  43. Muito bom professor, vai me ajudar na hora da prova :)

    ResponderExcluir
  44. Vlw, me ajudou bastante, muito bom :)

    ResponderExcluir
  45. Realmente o texto é ótimo tanto para apresentar a ideia de um texto dissertativo argumentativo quanto o tema sobre o trabalho infanto juvenil,não apenas ajudando como também alertando de algo tão importante.Bem elaborado...pelo menos pra quem percebeu isso.
    Parabéns...e obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma prova sexta feira e o texto é dissertativo argumentativo e a sua explicação me deu uma boa base para prova, muito obrigado Professor Fábio.

    ResponderExcluir
  47. Excelente texto; pequeno e com uma brilhante ideia;
    valeu, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  48. Realmente é um excelente texto dissertativo argumentativo, é muito bom ver que tem pessoas brilhantes compartilhando seus conhecimento, obrigado professor. Um abraço.

    ResponderExcluir
  49. Muito obrigada, fico feliz, pois me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  50. vlw!!! fui salvo pelo gongo :D (to usano cel. aqui fora (falei q minha mae ia ligar) na escola e essa era a unica resposta da prova q eu ñ sabia)

    ResponderExcluir
  51. muito bom esse texto ajudou muitoo... obrigadoo ;D

    ResponderExcluir
  52. muito bom, me ajudou muito no simulado do ENEM.
    Agora é só se preparar para aprova. Obrigado!

    ResponderExcluir
  53. me ajudou com muita clareza seu texto ele fala de uma forma marcante e já explica com muita clareza e objetividade ||_ VLW
    |__|
    |
    ||

    ResponderExcluir