quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto dissertativo-argumentativo 2

Olá, pessoal. A pedidos, estou lançando outro post sobre dissertação escolar. Esse material faz parte de uma oficina que desenvolvi no mês de setembro de 2011. Para os estudantes de 6º a 3º ano, é importante lembrar que esse gênero textual pode ter algumas especificidades, portanto ao consultar o conteúdo desse blog, procure primeiro ter certeza se a explicação presente aqui condiz com a forma como você está trabalhando o texto dissertativo em sua aula. Se necessário, apresente o conteúdo do blog ao seu(ua) professor(a) e veja como utilizá-lo da melhor forma.


1. Definição de dissertar

Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside;
II. Defender princípios, tomando decisões;
III. Analisar objetivamente um assunto através da seqüência lógica de idéias;
IV. Apresentar opiniões sobre um determinado assunto;
V. Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas.
Exemplo de dissertação
Como dirimir o trabalho infanto-juvenil no Brasi
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2. Exemplo de dissertação

Como dirimir o trabalho infanto-juvenil no Brasil


O Brasil encontra-se no século XXI, com mais da metade da população localizada abaixo da linha de pobreza. Em conseqüência a tal fato, crianças e adolescentes entram prematuramente no mercado de trabalho para complementarem a renda familiar.

A constituição brasileira determina claramente que é inconstitucional o trabalho infantil de menores de dezesseis anos de idade. Mas não serão somente palavras que irão salvar as crianças de levarem uma vida severa no labor das casas de farinha, nas lavouras, no corte de cana. Muitas são expostas ao manejo de ferramentas cortantes e a longas jornadas de trabalho que as tiram toda a força, deixando-as sem tempo para estudar.
A inserção prematura de crianças e adolescentes no mercado de trabalho violenta suas possibilidades de desenvolvimento. Uma vez que seja esse desenvolvimento impróprio, isso lhes prejudicará a saúde e a formação física e mental. É importante assegurar aos menores o direito à liberdade e o respeito aos seus direitos.
Assim, o trabalho infanto-juvenil deve ser combatido, pois com o tempo, haverá um imenso contingente de adultos sem uma formação profissional qualificada. E isso acarretará um montante de trabalhadores desempregados futuramente. É preciso prevenir esse problema com a criação de programas que combatam mais severamente esse mal que assola nossos jovens e crianças.


3. Para fazer uma boa dissertação, exige-se

a) Conhecimentos do assunto (adquirido através da leitura, da observação de fatos, do diálogo, etc.);

b) Reflexões sobre o tema, procurando descobrir boas idéias e conclusões acertadas (antes de escrever é necessário pensar);
c) Planejamento/estrutura: registrar idéias fundamentais numa seqüência (ESQUEMA);
e) Acrescentar o que faltar, ou suprimir o que for supérfluo, desnecessário (RASCUNHO);
f) Desenvolvimento do plano com clareza e correção, mantendo sempre fidelidade ao tema.

4. Qualidades de um texto dissertativo

Clareza: as ideias/frases se apresentam de forma explícita; nenhuma idéia pode ser exposta de forma suprimida (ex. adjetivações).


Objetividade/concisão: as ideias e opiniões são apresentadas de forma direta sem rodeios ao apresentá-las;

Coerência: as ideias são dispostas numa seqüência lógica; a primeira fundamenta a segunda, que fundamenta a terceira e sucessivamente.

Coesão: é a articulação correta das ideias por meio de elementos gramaticais como pronomes, preposições e conjunções.

Unidade: todos os parágrafos devem manter uma seqüência temática sem perder o foco do que está sendo discutido.


4. Planejamento de dissertação

1º passo: pensar e refletir sobre o assunto.


2º passo: criar tópicos a serem explorados.Veja o exemplo abaixo:


Introdução: Crianças e adolescentes entram prematuramente no mercado de trabalho para complementarem a renda familiar.

Obs. Está é a tese da introdução. Depois de criá-la, crie uma contextualização (fale um pouco sobre o assunto, antes de inseris a tese). A tese, normalmente vem no final da introdução.



Desenvolvimento 1: A constituição brasileira determina claramente que é inconstitucional o trabalho infantil de menores de dezesseis anos de idade.

Desenvolvimento 2: A inserção prematura de crianças e adolescentes no mercado de trabalho violenta suas possibilidades de desenvolvimento.

Obs. Estas frases devem estar no inicio dos parágrafos de desenvolvimento. A função de cada parágrafo de desenvolvimento é esclarecer cada idéia lançada em seu inicio.E lembre-se, a função do desenvolvimento é esclarecer e desenvolver sua tese.


Conclusão: O trabalho infanto-juvenil deve ser combatido, pois com o tempo, haverá um imenso contingente de adultos sem uma formação profissional qualificada.

Obs. Esta frase deve indicar a intenção do autor na discussão do tema proposto. Após a criação dessa frase, você esclarecerá essa frase inicial, ou desenvolvendo sua idéia inicial.

3º passo: pense num titulo coerente com os tópicos.


Ex: Como dirimir o trabalho infanto-juvenil no Brasil

4º passo: desenvolva os tópicos pré-definidos (rascunho).

5º passo: revise todo o texto (gramaticalmente) e passe a limpo.

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