segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Texto de opinião/apontamento completo

Pra quem estiver precisando escrever um texto de opinião, estou lançando o apontamento completo. Boa sorte!


Texto de opinião (sem primeira pessoa do singular)

Este gênero textual é utilizado para discutir temas polêmicos, os quais permitem posicionamentos e colocações de ideais bem pessoais. Para escrevermos esse tipo de texto é preciso seguir uma estrutura bem peculiar: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vejamos mais explicações sobre cada etapa de constituição desse gênero textual.


Introdução


A introdução o parágrafo inicial. Para estruturá-lo é necessário fazermos uma contextualização do assunto (falar um pouco sobre o mesmo, trazendo informações) primeiramente. Depois finalizamos o parágrafo com a tese (frase de opinião que demonstra nossa opinião em relação ao tema abordado).Vejamos alguns exemplos:


Ex. 1: O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.


Ex. 2: Por mais que a maioria pense que a função do jornalista é ser imparcial ao relatar fatos, isto não é verdade. Todo texto tem opinião, a qual pode ser explícita ou estar nas entrelinhas, tudo depende de como o autor quer ser visto.


Ex. 3: É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra - países desenvolvidos - nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.


Ex. 4: O Brasil encontra-se no século XXI, com mais da metade da população localizada abaixo da linha de pobreza. Em conseqüência a tal fato, crianças e adolescentes entram prematuramente no mercado de trabalho para complementarem a renda familiar.

Desenvolvimento


Nos parágrafos de desenvolvimento (que normalmente são dois) damos razões que reforcem e sustentem a idéia que apresentamos na tese; para isso temos que refletir mais cuidadosamente e buscar ideias coerentes com nossa tese. Um parágrafo de desenvolvimento se faz com FRASE DE OPINIÃO seguida de EXPLICAÇÂO da mesma; é ainda no desenvolvimento que podemos dar exemplos para reforçar nossas explicações. Vejamos alguns exemplos:


Ex. 1. A constituição brasileira determina claramente que é inconstitucional o trabalho infantil de menores de dezesseis anos de idade. Mas não serão somente palavras que irão salvar as crianças de levarem uma vida severa no labor das casas de farinha, nas lavouras, no corte de cana. Muitas são expostas ao manejo de ferramentas cortantes e a longas jornadas de trabalho que as tiram toda a força, deixando-as sem tempo para estudar.


Ex. 2. Algumas drogas são tão devastadoras que o dependente acaba se esquecendo da sua higiene pessoal e também de se alimentar, passando a viver somente pela droga. Isso só faz aumentar o tráfico, os crimes e a violência na sociedade, pondo em risco todos, inclusive os familiares.

Conclusão


Neste último parágrafo, procuramos expor a finalidade de nossas ideias; a intenção de ter discutido o texto da forma que discutimos. É importante você perguntar-se: Por que resolvi discutir esse assunto? Qual meu objetivo? Assim você terá um rumo para sua conclusão. Para fazermos a conclusão, iniciamos o parágrafo com uma FRASE PRINCIPAL que emita nossa opinião final, seguida de um ESCLARECIMENTO dessa idéia. Vejamos um exemplo:


Ex: Portanto, ler e estudar, não são atividades que existem de forma separada e independente. Uma está entrelaçada na outra. Elas se complementam e são fundamentais na formação e crescimento do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário