domingo, 25 de setembro de 2011

Texto de opinião (sem utilização de primeira pessoa do singular)

O texto de opinião é um gênero textual que se pretende a expor ideias e opiniões de um individuo sobre um tema especifico de formqa organizada, clara , objetiva e coerente. Para tanto a tradicional organização textual de introdução, desenvolvimento e conclusão é utilizada. Vejamos alguns exemplos desse gênero textual:

Texto 01


Campanhas em prol da água

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não forem feitas boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
As campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.Porem isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos sabem que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.









Texto 02
Refeição em família




Antigamente era fato comum, no momento das refeições as famílias se reunirem no horário das refeições. Isso promovia a troca de informações, o diálogo, a interação familiar, a afetividade. Porem, hoje, cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?



Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades. Numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.



A quebra dos rituais tradicionais familiares tem contribuído para essa nova realidade. O horário das refeições não é hoje o melhor pretexto para reunir a família. O momento das refeições já não é visto como um tempo para expressar e atualizar afetos pelos familiares. Além disso, o ambiente acolhedor que permite aos mais novos sentirem-se confortáveis e mais abertos ao diálogo normalmente não é em casa, muito menos com a família.



Numa época em que os rituais estão em desuso, as refeições em família são um excelente momento para transmitir tradições familiares aos filhos: quais alimentos aquela família prefere e quais são os seus modos usuais de preparação, como se comporta à mesa, quais assuntos costuma abordar durante a refeição, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso é apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identificação familiar e ter contato com o conhecimento construído pelas gerações anteriores da família.











Texto adaptado por Fabio Cruz



















Após a leitura dos texto acima, se você pretende escrever um texto de opinião, aqui estão alguns temas para você exercitar:








1. Por que as redes sociais são um entretenimento tão atraente pata os joven hoje em dia?




2. O ser humano humano é por natureza egoísta?




3. Por que o preconceito faz tanto mal à sociedade?




4. Quando a brincadeira com o colega começa a virar Bullying?




5. Por que tantas pessoas jogam lixo nas ruas?








Você pode usar essas perguntas como titulo do seu texto. Lembre-se de não usar 1º pessoa do singular e que essas perguntas não devem ser respondidas nunca com sim ou não. Elas são uma estratégia para você pensar e produzir bons textos. Agora é com você. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário