sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Texto de abaixo-assinado

O texto de abaixo assinado nada mais é que um texto de opinião, estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução contextualiza-se a situação problema e emite-se uma opinião rápida e direta sobre o assunto. No desenvolvimento, deve-se procurar mostrar a dimensão do problema, detalhando-o e exemplificando-o. Na conclusão deve-se expor a solicitação a que se pretende o abaixo-assinado de forma clara e objetiva, informando quem solicita e quem é solicitado. Veja um exemplo desse tipo de texto:

Abaixo assinado contra a violência nos estado da Bahia

Nos últimos dias, algumas notícias veiculadas em jornais e revistas sobre a violência urbana têm preocupado os baianos. Criminosos tem imposto o medo ao cidadão comum. São assaltos, seqüestros e homicídios que ocorrem muitas vezes até a luz do dia. A população baiana está assustada com a crescente onda de violência que assola o estado.

A violência nas ruas não escolhe gênero, raça, sexo, nem religião. Recentemente dois casos divulgados pela mídia expuseram a total falta de segurança a que o cidadão está exposto. A advogada Ludimila de Araujo Carneiro foi vitima dessa violência. Dois homens, após uma tentativa de assalto, em um semáforo da Avenida Garibaldi, Salvador, dispararam um tiro que atingiu a cabeça da advogada. Situação parecida ocorreu com o baterista da banda Estakazero, Paulo Cezar Perrone que foi baleado na cabeça por dois assaltantes, quando o músico saia de uma agência bancária no Caminho das Árvores, Salvador.

Essa violência tem sido tão grande que não se encera somente nos incidentes que acontecem nas ruas. O cidadão tem se tornado prisioneiro do seu próprio medo. Muitas pessoas, para se proteger da criminalidade, evitam sair às ruas. Essas, muitas vezes se trancam em suas próprias residências - fazendo desta uma fortaleza – como uma forma de se proteger do problema. A segurança publica já não assegura ninguém de sair às ruas e voltar para casa são e salvo.

A partir do problema exposto acima, nós, cidadãos baianos, abaixo assinamos, solicitando ao governo do estado da Bahia, uma política de segurança pública mais eficaz e que realmente proteja o cidadão ao transitar pelas ruas de nosso estado. Certos do interesse e da boa vontade do governo em resolver esse problema, agradecemos desde já a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário