segunda-feira, 5 de maio de 2014

Períodos longos

Períodos longos
Escrever períodos longos: pode ou não? Depende da sua habilidade de escrita, mas ainda assim esteja preparado para as implicações que podem surgir da construção de períodos longos, mesmo que estejam, estes, gramaticalmente bem estruturados. Vejamos algumas considerações importantes para você decidir se deve ou não alongar os períodos em um texto:
1.       Os períodos logos tendem a ter frases sem clareza, mal articuladas, sem objetividade;
2.       Além disso, podem apresentar redundância, falha na pontuação, falta de coesão e até incoerência;
Mas há quem contra argumente dizendo: “Professor, li um texto, numa revista, em que o autor escrevia frases longas e não tinha nenhum problema”. Vamos a mais algumas considerações:
1.       Se você é estudante, lembre que o escritor do texto do jornal, revista ou livro que você leu está na condição de especialista na produção textual; ele é um profissional da escrita. Logo, ele terá um domínio dos preceitos gramaticais, textuais e semânticos numa amplitude muito além da sua;
2.       O fato de ele ter escrito períodos longos não lhe garante objetividade e clareza; mesmo ele sendo um profissional da área da escrita;
3.       Se você se garante nos aspectos gramaticais, textuais e semânticos, tudo bem, pode se arriscar no período longo; mas será que o corretor ou leitor da sua redação terá a mesma impressão que você? Coloque-se sempre na posição de leitor ao revisar sua produção! Depois se decida quanto ao alongamento do período.

Lembre-se: Períodos curtos facilitam a leitura e expressão de ideias. Ainda, são mais fáceis de construir e podem garantir clareza, coesão, objetividade, coerência ao seu texto.


Para você que ainda assim prefere os períodos longos, veja o parágrafo que se segue, produzido por um estudante, e tome sua decisão:

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